A base do aprendizado do violão é definitivamente o desenvolvimento do hábito de praticar. Mas veja bem, nesse caso o “praticar” é quando você treina com consciência do que você está praticando e porque.

Pode parecer óbvio, mas praticamos violão com muito mais frequência de forma aleatória e sem foco. Esse tipo de estudo é quando você toca violão pensando no que vai preparar pro jantar, ou enquanto espera o jogo na internet carregar, o comercial acabar, deu pra entender, né? Seus dedos estão trabalhando no violão, mas sua mente está em outro lugar…

Só força de vontade não basta

Por muito tempo eu acreditei que minhas chances de alcançar um objetivo dependiam do quanto eu realmente queria aquilo.

Me lembro de um período em minha vida em que tudo que eu mais queria era viajar o máximo possível. Eu juntava cada centavo sentindo que isso me levava mais perto de botar o pé na estrada. O problema é que meus planos de viagem quase sempre eram adiados por imprevistos.

Já outras coisas que eu nem queria tanto, acabava conseguindo… Um bom exemplo disso é o trabalho. Em quase 20 anos de trabalho não preciso de mais de uma mão para contar o número de vezes em que faltei um dia ou me atrasei.

Faça do Estudo um ‘Compromisso’ e não uma Atividade

Aparentemente é mais comum alcançarmos objetivos que são obrigatórios do que aqueles que são apenas um prazer. Tory Higgins, psicólogo e professor da Columbia University, estudou esse problema a fundo por mais de duas décadas. Higgins classifica objetivos em duas categorias:

  1. Objetivos Promocionais: esses são objetivos que queremos alcançar. Em muitos casos esse desejo é muito intenso. Por exemplo, você pode ter um vontade muito grande de tocar violão como um determinado músico dentro dos próximos anos.
  2. Objetivos Preventivos: são aqueles objetivos que nos sentimos obrigados a alcançar. Em outras palavras, temos medo do que poderia acontecer se não conseguirmos. Por exemplo, você sabe que vai se apresentar daqui a um mês e precisa estudar violão ao menos uma hora por dia para se preparar e evitar um fiasco…

A Força Surpreendente da Prevenção

Quando você diz pra si mesmo que se não chegar em ‘tal’ objetivo vai ter problemas, é mais natural que faça o que for preciso.

No início da minha carreira eu raramente perdia um dia de trabalho porque não queria lidar com a perda de dinheiro que isso acarretaria. Como era jovem e sem experiência, tinha poucos alunos de violão e a perda de alguns dias de trabalho significava muito pra mim. Hoje, mais experiente e com maior clientela, poderia me dar o ‘relaxamento’ de faltar de vez em quando sem comprometer minha saúde financeira. Só que agora já estabeleci o hábito de ser constante com meus alunos e demais compromissos, o que acabo fazendo naturalmente.

Como fazer da ‘prevenção’ sua aliada no violão

Segundo Higgins, a razão da prevenção funcionar é a sensação de dever, de responsabilidade, de culpa. Você precisa se perguntar: “O que me daria a sensação de ‘dever’ de estudar violão?”

Pode ser algo real (de preferência) ou algo imaginário mesmo. Um exemplo de impulso real para sentir-se no dever de praticar violão seria dedicar-se a tocar uma música para alguém, pode ser um parente, amigo, namorado(a). De repente até prometer a tal música em alguma data.

Até uma aposta serve, :D… Sabe, no ensino de violão para crianças já utilizei muitas vezes essa estratégia: no final da aula eu e o aluno apostaríamos um bombom que na semana seguinte ele traria a música pronta. Adivinha o resultado…

Esse estímulo pode ser um ingrediente determinante no seu foco para estudar violão, na administração do seu tempo, na definição de suas prioridades e para evitar que seu processo de aprendizado do violão se torne monótono.

Conclusão

Pense com cuidado no que realmente te motiva a praticar violão. Se sua motivação é baseada numa estratégia mais promocional, tente fazer uma mudança de mentalidade.

Se você já tem uma visão de objetivos preventivos, ótimo! Passe a ter maior consciência disso e usar a seu favor. A intenção é sempre se dar as melhores condições possíveis para o sucesso!