Veja como você pode aumentar suas chances de aprender violão com mais facilidade seguindo princípios básicos que devem fazer parte da vida de todos que querem se desenvolver em seus estudos musicais!

Siga estas dicas e perceberá como seus resultados aumentarão significativamente.

:: 1 :: Organize seu estudo

Procure seguir uma metodologia de violão que tenha objetivos de curto e médio prazo, seja pensando em músicas que queira aprender ou técnicas que deseja dominar. Evite sair treinando qualquer coisa a esmo, sem ter clareza de ter concluído algo antes de prosseguir.

Cada vez que você alcança um objetivo definido, isso te dá motivação e mais foco para os próximos passos

:: 2 :: Estude diariamente

Este ponto é MUITO IMPORTANTE. Para ter sucesso em seu aprendizado você precisa estudar violão todos os dias. Lembre-se que ninguém nasce com a  habilidade manual necessária para fazer os acordes, batidas, arpejos e solos que você quer tocar. Para conquistar tudo isso será necessário condicionar seus movimentos, reflexos e memória.

Esse condicionamento se dá através de repetição, persistência e constância nos treinos. Não adianta nada estudar 1 hora hoje e não pegar no violão por 4 dias seguidos. É muito mais proveitoso estudar apenas 20 minutos todos os dias, pois assim sua mente e corpo vão gradativamente sendo condicionados àqueles movimentos até que eles fiquem naturais.

:: 3 :: Não queime etapas

Todo estudo requer um aprendizado gradativo e cada pessoa tem seu próprio ritmo de desenvolvimento. Procure avançar pequenos passos de cada vez no violão, evitando dar “um passo maior que a perna”. É muito importante ter tolerância a desafios, mas encare apenas desafios que sejam possíveis de serem vencidos.

A razão disso é que cada vez que tentamos algo que ainda não está ao nosso alcance acabamos ficando desmotivados, sentindo que o esforço não está valendo a pena.

:: 4 :: Mantenha seu Violão sempre à Vista

Parece um detalhe simples, mas não é…

Se cada vez que você quiser estudar violão for preciso retirá-lo da capa, de cima do armário, de trás da estante… sempre haverá alguma outra coisa mais urgente que exigirá sua atenção e você só vai parar pra pegar o violão se tiver certeza que ficará um tempo maior com ele.

Mas se ele estiver no meio da sala, quarto ou qualquer lugar onde fique visível e de fácil acesso, qualquer minutinho é uma oportunidade para tocar alguns acordes e com isso você praticará mais.

Além, é claro, de dar um toque decorativo no ambiente e ainda tirar uma onda de músico… 🙂

:: 5 :: Ouça Música

Outro ponto importantíssimo frequentemente ignorado por quem está começando no violão. Quem estuda música precisa ouvir (muita) música. É a matéria prima dos resultados que você pretende alcançar. Quanto mais ouvimos música, melhor nos familiarizamos com sua linguagem.

Tenha esse cuidado especialmente com a música que estiver aprendendo. Escute a mesma música várias vezes, não tenha medo de enjoar dela, enjoe se for o caso, mas escute.

É muito comum achar que conhecemos uma música, mas ao começar a aprendê-la, percebermos que na verdade não a conhecemos tão bem assim. E para aprender bem, é muito importante conhecer bem a música em detalhes: letra, sonoridade, andamento, divisão rítmica das frases, etc.

Costumo dizer que quando não aguentamos mais tocar nem ouvir uma música é a hora que ela está ficando boa!

:: 6 :: Junte-se a outras pessoas que tocam

Manter contato com pessoas que também toquem violão, ou até mesmo outro instrumento musical, ajuda muito no desenvolvimento. Isso favorece o estímulo mútuo, que é muito importante, mas também possibilita toquem juntos!

Tocar em conjunto é muito prazeiroso além de ser um excelente exercício, pois ajuda a desenvolver a capacidade de ouvir enquanto tocamos, auxilia no reflexo, noção de pulso e muitos outros benefícios.

Às vezes no começo pode ser um pouco difícil, especialmente se forem dois iniciantes, mas vale a pena o esforço e, logo que começa a aparecer os primeiros resultados, ainda que um trecho de uma música, é muito legal!

:: 7 :: Assista música ao vivo

É um complemento do que já disse sobre ouvir muita música, mas nesse caso tem um efeito especial. Quando estudamos violão e assistimos músicos tocando ao vivo, podemos perceber com novos olhos e ouvidos a música que está sendo produzida. Vemos com mais curiosidade e gradativamente com mais clareza os movimentos que o violonista ou guitarrista faz com as mãos, percebemos melhor suas qualidades e/ou deficiências e aprendemos muito com isso.

:: 8  :: Motivação

Esse ponto talvez resuma todos os outros. O grande segredo para conseguir aprender violão com sucesso é manter-se motivado. Ocorre que o aprendizado é um processo gradativo de médio/longo prazo e portanto precisamos ter sempre estratégias que mantenham nossa motivação em alta!

Por isso é importante comemorar as pequenas conquistas, não se cobrar mais do que pode realizar, ter prazer na repetição dos movimentos, enfim, fazer do violão uma fonte de distração e divertimento, mesmo quando enfrentar as dificuldades naturais do estudo.

Se você conseguir essa postura, pode ter certeza, vai conseguir tocar violão bem antes do que imagina!

Gostou das dicas? Tem algo mais a acrescentar? Deixe sua opinião nos comentários e não esqueça de compartilhar com seus amigos!