Indo direto ao ponto: NÃO!

Pessoas canhotas tem tanta facilidade ou dificuldade quanto qualquer outra pessoa para aprender violão. Existem sim algumas peculiaridades que fazem parte da vida de todo canhoto. Se você é canhoto(a) deve saber bem do que estou falando…

Várias tarefas simples podem se tornar muito complicadas quando se é canhoto num mundo de destros. Isso inclui usar tesouras, abridores de lata, sujar as mãos ao escrever, entre tantas outras coisas. Com tudo isso, é muito natural que alguém canhoto veja um violão e se imagine imediatamente tocando com ele voltado para o outro lado.

Porém o violão tem uma característica muito importante que é o fato de usarmos as duas mãos com igual intensidade, ambas precisam ser muito bem treinadas, embora em movimentos diferentes. Portanto não há, no violão, uma mão que tenha um trabalho maior ou de mais apoio, muito embora haja quem defenda esta tese. Ou seja, na verdade tanto faz tocar para um lado ou outro, ficando exclusivamente a seu critério essa decisão.

Se você é canhoto ou canhota, vai começar a estudar violão e não sabe bem o que fazer, leve algumas coisas em consideração ao decidir para que lado vai tocar seu instrumento:

O que é mais confortável?

Ainda que ambas as mãos tenham o mesmo esforço e tudo que já foi dito antes, o que deve ser levado em consideração acima de tudo é o seu conforto! Existem canhotos que toleram bem aprender com um violão convencional e não têm nenhum problema com isso. Tenho vários alunos assim e geralmente até esqueço que são canhotos 🙂

Mas existem outros que se sentem desconfortáveis e preferem realmente inverter o violão.  Tenha em mente que seu objetivo com o instrumento é se distrair. Não dá pra ficar arrumando dor de cabeça só porque alguém disse que TEM QUE SER DESSE JEITO…

O que é mais prático?

Lembre-se que inverter o violão significa também inverter as cordas do violão… Isso quer dizer que seu violão só poderá ser tocado por você e outros canhotos; e também quer dizer que ao chegar em outros lugares onde só haja violão convencional você não conseguirá tocar. Então terá sempre que levar seu próprio instrumento.

Obs.: conheço alguns poucos que conseguem tocar razoavelmente das duas formas, mas são exceções raras…

Compreensão do material escrito

A maioria do material disponível para estudo do instrumento, inclusive este blog, está pensado na posição convencional. Para muitos isso também não é problema nenhum, pois geralmente canhotos já estão até acostumados a “inverter” as coisas. E não costuma ser nada tão complicado realmente…

Agora, lembre-se que você está em muito boa companhia, pois é grande a quantidade de artistas, intelectuais e outras personalidades canhotas. Vai aqui uma pequena lista com alguns violonistas e guitarristas canhotos:

Perceba que tanto Jimi Hendrix quanto Paul McCartney viraram o instrumento para o outro lado e inverteram as cordas. Já o Canhoto da Paraíba simplesmente pegava um violão para destro e virava de cabeça para baixo, sem inverter as cordas! Vale a pena conhecer o trabalho dele, é muito bom. Agora, veja o caso do Baden Powell: canhoto e tocava com o violão na posição convencional.

NOTA IMPORTANTE: se você já começou a aprender de um jeito, é aconselhável que mantenha assim, pois te dará muito mais trabalho reaprender tudo de novo.

Você é canhoto ou canhota e estuda violão? Ou está pensando em começar? Conta pra gente como tem sido sua experiência! Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos!