Durante cerca de 25 anos ensinando violão percebi que exstem dois tipos de alunos. Vamos chamar de Aluno 1 e Aluno 2.

Chegando na aula de violão, todos estão muito motivados. Nosso material é para iniciantes e começa com melodias fáceis e conhecidas. Na sequência das aulas começam as cifras e logo o aluno encontra uma dificuldade.

O Aluno 1 encara as dificuldades, faz os treinos sugeridos, aproveita todo o material de estudo disponível. Ele entende a necessidade de treinar diariamente e não vê problemas em reservar 15 minutos do seu apertado dia para praticar. Logo ele supera a dificuldade e consegue ir para o próximo nível.

O Aluno 2 imediatamente desanima… Acha que é muito difícil e que violão não é para ele. Talvez não seja, mas não é essa dificuldade que determina!

Como não estuda diariamente, não sai do lugar. Começa a elencar problemas como falta de talento, família, filhos… Enfim, o que essa pessoa precisa é estudar, mesmo que seja um pouco todos os dias.

Já estudaram aqui vários alunos com o desânimo do Aluno 2. Mas todos que buscaram refletir seu papel diante dos estudos, mudaram de postura em relação ao instrumento e conseguiram realizar o sonho de tocar violão!

Se estamos falando de um sonho, teremos de enfrentar algumas dificuldades para alcançar a meta. É assim no trabalho, na família, no inglês, aprendendo a dirigir…

Como eu gostaria de aprender inglês apenas com as aulas, mas não é assim; tenho que estudar. E seria um grande erro justificar minha dificuldade com uma suposta “dificuldade com línguas”. Não! Todas as vezes em que estudei, aprendi.

Assim é com o violão. Você deve seguir nossa sugestão:
estudar diariamente, nem que sejam 15 minutos; aproveitar todo material disponível e entrar para o time das pessoas que aprendem e desfrutam da música através do violão!

E você, como encara as dificuldades que aparecem? Tem algo que está te desafiando? Deixe sua resposta nos comentários e compartilhe com seu amigo(a) que também está aprendendo violão!