Tocar violão e cantar ao mesmo tempo pode ser uma barreira aparentemente intransponível para quem está começando a aprender. Veja como vencer essa dificuldade com essas 7 dicas que vão te ajudar a compreender e organizar seu aprendizado.
:: 1 :: Atitude mental
Antes de sequer começar a tentar, se convença que tocar violão e cantar é uma questão de prática e persistência. Esqueça esse papo de falta de talento, de coordenação motora, de muita informação… Essa dica não é meramente motivacional, você precisa ter certeza de que o processo vai funcionar para lidar melhor com sua ansiedade e saber que os resultados vão aparecer. Todos ficamos ansiosos quando nos deparamos com um problema que não conseguimos resolver de imediato. O que é indispensável é saber lidar com isso.
:: 2 :: Não complique as coisas
Escolha uma música simples de tocar no violão. Evite dor de cabeça desnecessária tentando tocar e cantar algo acima de suas possibilidades. Isso só vai trazer frustração e aumentar ainda mais sua ansiedade. Comece com alguma canção bem fácil, que você conheça muito bem, com poucos acordes e uma letra fácil de lembrar, como Parabéns pra você ou A Casa (V. de Moraes), por exemplo.
:: 3 :: Saiba o básico
Tocar e cantar ao mesmo tempo não deve ser sua primeira experiência com o violão. É importante que você já tenha tocado pelo menos um pouco de violão e tenha alguma familiaridade com acordes e batidas. Se durante a música você ainda precisar de muito esforço para montar cada acorde da música, sua concentração estará toda nessa atividade e cantar em sincronia seria praticamente impossível.
:: 4 :: Primeiro domine a música sem cantar
É importantíssimo que você saiba tocar bem a música apenas no violão, sem cantar, passando por todas as partes, do início ao fim, o melhor possível. Enquanto isso ainda for uma dificuldade, não é a hora de tentar tocar e cantar. Essa etapa envolve dominar bem os acordes na sequência da música, com boa sonoridade e sem atraso nas transições. Além disso, o ritmo (ou batida) da música precisa estar bem internalizado. Isso significa que você poderá “prestar um pouco menos de atenção” a essas atividades quando for tentar sincronizar sua voz com o violão.
:: 5 :: Cante a música sem o violão
Para tocar e cantar a letra da música precisa estar 100% dominada. Isso não quer dizer somente memorizar as palavras, mas principalmente a divisão rítmica da melodia, ou seja, que sílabas são mais longas ou curtas, as vogais que são omitidas, etc. O canto da música precisa ficar fácil e natural.
Para chegar nesse resultado você pode simplesmente cantar a música sem tocar. Mas é mais aconselhável cantar ouvindo a gravação do artista, para evitar erros na melodia. Quando gostamos muito de uma música temos a impressão e até a certeza que a conhecemos bem, no nível da perfeição. Porém na hora que vamos estudar a música, a história é outra… Começamos a perceber detalhes que antes passavam em branco e muitas vezes nos damos conta que achávamos que a música era de um jeito e na verdade é outra coisa (tipo aquela clássica do “trocando de biquini sem parar…”).
:: 6 :: Comece com pequenos trechos
A melhor maneira de começar a tocar e cantar é separando um pequeno trecho da música e praticar à exaustão. Pode ser apenas uma frase. A princípio você pode só cantarolar a melodia com um lálálá, nãnãnã, huuum hum huum, o que você preferir. Depois de cantarolar sem perder o ritmo e acertando os acordes, passe a cantar com a letra – apenas esse mesmo trecho que foi separado para treino. Repita muitas vezes, essa é talvez a mais importante orientação esse post: tem que repetir muito! Não se sinta travado só porque está com dificuldade de tocar só uma frase, esse é o processo. À medida que for conseguindo avançar, aos poucos tocar e cantar vai ficando mais fácil e esse esforço diminui. Uma vez tendo acertado essa pequena parte, avance mais um pequeno trecho e faça o mesmo procedimento, até alcançar a música inteira.
:: 7 :: Estude devagar >> Importante!
Por favor, preste muita atenção nesta dica, ela é motivo de frustração de muitas pessoas que tentam aprender e não conseguem. Violão se estuda devagar! Já falamos sobre isso em alguns outros posts. Desista de uma vez por todas de treinar rápido! Quanto mais rápido você praticar, mais difícil vai ser para conseguir. O melhor a fazer é tocar num andamento em que você consiga acertar sempre ou quase sempre.
Lembre-se que você precisa coordenar letra, acordes e ritmo. Então é muito melhor fazer lentamente e aos poucos ir ganhando reflexo e aumentando a velocidade naturalmente do que sair tentando tocar rápido e tudo errado…
Observações finais
Tenha a consciência de que tocar e cantar é um estudo como outro qualquer e por isso mesmo é um processo permanente de aperfeiçoamento. Quando as primeiras músicas começarem a sair, rapidamente você vai conseguir outras e seu repertório vai aumentar. Mas sempre vai aparecer aquela música que tem um trecho, um acorde ou uma combinação de palavras e ritmo que te atrapalha… Quando isso acontecer, basta separar o trecho complicado e fazer o mesmo processo, lentamente, várias vezes até resolver. Com o tempo e prática essas complicações vão sendo cada vez menos frequentes e sua disposição e maturidade para resolvê-las vão aumentando.